segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Otto Dix Thomas nº 30

Trench Warfare (1932)

Flanders (1934)



Otto Dix nasceu em Gera, Alemanha, em 1891. Ele estudou na Academia de Dresden, até que em 1914 ele se juntou ao exército alemão. Sua participação na Primeira Guerra Mundial, afetou profundamente, e introduziu na sua obra uma pungência que não existia. Por outro lado, se, antes de sua experiência em pintura respondendo aos princípios da pintura impressionista, sua criação seria cada vez mais influenciadas pelos diferentes movimentos de arte. Finalmente, ele desenvolveu um estilo pessoal no seio do movimento conhecido como "Nova Objetividade", chamado "realismo". Devido ao forte caráter anti-militarista de suas obras, que foram classificados pelos nazistas como "arte degenerada" e incluído na famosa exposição de mesmo nome em 1937. Dois anos depois ele foi preso, acusado de fazer parte de uma conspiração contra a vida de Adolf Hitler. Desde 1945, suas obras mostram sinais de um novo misticismo religioso, e nos últimos anos voltou a um dos grandes temas de suas obras, o retrato.






Otto Dix era:
a)Polones
b)Italiano
c)Francês
d)Alemão
Fontes:

domingo, 24 de outubro de 2010

Expressionismo


August Macke Expressionismo

''Dama da jaqueta verde'', 1913-óleo sobre tela 44,5x43,5cm
Cologne, Museum Ludwig

''Chapelaria'',1914 - óleo sobre tela 60,5x50,5 cm
Essen, Museum Folkwang



''Café turco I'', 1914- óleo sobre madeira 30,5x25cm
Bonn, Kunstmuseum Bonn


''Kairouan I'', 1914 - aquarela 20,5x24,5 cm
Munich, Staatsgalerie moderner Knust


''Mulheres embaixo das árvores'', 1914- óleo sobre tela 119,5x159cm
Munich, Staatsgalerie moderner Kunts


''Com os papagaios'', 1914- aquarela e gouache 33,1x37,8cm
Mühlheim a. d. Ruhr, Kunstmuseum Mühlheim and der Ruhr, Sammlung Ziegler




Expressionismo
O expressionismo foi um movimento cultural surgido na Alemanha no inicio do século XX, alcançou seu auge entre 1910 e 1920 e manifestou-se nas artes plásticas, literatura, música, teatro e cinema.
Este movimento artístico caracterizou-se pela expressão de intensas emoções. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade e, muitas vezes, necessidade de denunciar problemas sociais.
Os expressionistas defendiam uma arte mais pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista – a "expressão".
Em um conceito mais amplo, a palavra “expressionismo” se refere a qualquer manifestação subjetiva e psicológica da criação humana.
Artes Plásticas
O principal precursor do movimento é o pintor holandês Vincent van Gogh, criador de obras de pinceladas marcadas, cores fortes, traços expressivos, formas contorcidas e dramáticas. Em 1911, numa referência de um crítico à sua obra, o movimento ganha o nome de expressionismo.
As principais características são distanciamento da pintura acadêmica, ruptura com a ilusão de tridimensionalidade, resgate das artes primitivas e uso de cores fortes. Muitas obras possuem textura áspera devido à grande quantidade de tinta nas telas. Com a intenção de captar estados mentais, vários quadros exibem personagens deformados.
O expressionismo vive seu auge a partir da fundação de dois grupos alemães: Os artistas do primeiro grupo, como os alemães Ernst Kirchner e Emil Nold, são mais agressivos e politizados. Os do segundo grupo, entre eles o russo Vassíli Kandínski, o alemão August Macke e o suíço Paul Klee voltam-se para a espiritualidade.
Cinema
Os filmes produzidos na Alemanha após a I Guerra Mundial são sombrios e pessimistas, com cenários fantasmagóricos, exagero na interpretação dos atores e nos contrastes de luz e sombra.
O nazismo, que domina a Alemanha a partir de 1933, acaba com o cinema expressionista.
Teatro
Observa-se tendência para o extremo e o exagero, as peças defendem as transformações sociais.
Expressionismo no Brasil
Nas artes plásticas, os artistas mais importantes são Cândido Portinari (que retrata o êxodo do Nordeste), Anita Malfatti, Lasar Segall. No teatro, a obra de Nelson Rodrigues tem características expressionistas.

August Macke

August Macke nasce em Meschede em 1887, na Alemanha. Seu pai August Hermann Macke era engenheiro civil e empreiteiro e possuía um forte gosto pelas artes. Macke deixou a escola secundária cedo e em outubro de 1904, iniciou os seus estudos na Academia de Artes de Dusseldorf e depois na Faculdade de Arte Aplicadas.
No início, o estilo de August Macke foi orientado ao Impressionismo. No entanto, o encontro com Robert Delaunay em Paris, no ano de 1912, representou para Macke uma espécie de revelação, sofrendo influência do futurismo e do cubismo. August Macke é considerado um mestre colorista, gerando um mundo colorido e alegre em suas pinturas e aquarelas. A obra de Macke possui muitas características de expressionismo, porém existe uma qualidade que o difere desses jovens artistas. Os artistas expressionistas buscavam uma renovação artística e política. A obra de Macke, ao contrário, evita a realidade política e social: ele descreve frequentemente caminhantes debaixo de árvores, em parques e zoológicos, as mulheres elegantes na frente de butiques e lojas de chapéu, e senhores elegantes; justamente os típicos representantes de uma classe social que os expressionistas criticam profundamente. August Macke morre em 26 de setembro de 1914 como um soldado, na região de Champagne, na primeira guerra mundial.


Fontes:sites www.wikipedia.org
livros''August Macke'' Taschen Portfolio, 2004
''Expressionismo'' Dietmar Elger, Ed. Taschen, 2007
Perguntas
01)O Expressionismo foi um movimento cultural surgido na Alemanha e que manifestou-se em:
a)Artes Plásticas
b)Literatura
c)Músicas
d)Teatro e Cinema
e)todas as anteriores

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Van Gogh ( 1853 - 1890 ) Michelle nº 25


Vincent Willem Van Gogh, mais conhecido apenas como Van Gogh, nasceu em 1853 na Holanda, filho de um pastor evangélica, Vincent Van Gogh foi um homem sensível, inteligente e apaixonado. A história de sua vida, porém foi de várias rejeições. Ele primeiro foi demitido pelo tio que tinha uma galeria de arte, pois o seu infeliz amor o fez ser demitido. Depois ele decidiu então ser ministra de Igreja, mas o seu exessivo cuidooudo com os pobres desagradou aos seus superiores. Van Gogh ficou desesperado e voltou para a pintura, buscando extravasar seus fortes impulsos emocionais e espirituais. Trabalhou durante dez anos com espantosa intensidade e originalidade, pioneiro na utilização expressiva das cores e das linhas que mais tarde haveria de inspirar os fauvistas e os expressionistas. Na sua vida inteira ele vendeu apenas um quadro. Por fim ele mudou-se para Auvers-sur-Oise, no norte da França, para ficar junto de seu devotado irmão, Theo. Depois de um acesso criativo, em que completou 70 telas em 70 dias, deu um tiro em seu estômago,morrendo desse ferimento dois dias depois em 1890.

Abaixo estão algumas das principais obras dele:





Os Comedores de Batatas (1885)







A Casa Amarela (1888)







Oliveiras (1889)



Perguntas:

Por que Van Gogh voltou para a pintura?

a) Porque ele gostava de pintura.
b) Porque Van Gogh gostava de como as cores ficavam bonitas em um quadro.
c) Porque ele ficou desesperado e voltou, buscando extravasar seus fortes impulsos emocionais e espirituais.
d)Porque ele quis.

Fontes:

Site: http://www.google.com.br/webhp?sourceid=navclient-ff#hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=802&q=van+gogh&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=van+&gs_rfai=&fp=38091273177444bbs/

http://faboxfurukawa.comze.com/


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Paul Klee - Marina n°24

Paul Klee é um pintor alemão. Nasceu na Suíça seu pai era professor de musica e sua mãe trenava para ser uma grande cantora. Quando jovem, Paul Klee, atendendo o desejo do pai iria ser músico, mas um dia ganhou de sua avó uma caixa de giz. Percebendo o seu talento na musica e na arte. Foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes e para ele, a musica moderna não tinha nenhum significado, mas a arte percebeu sua liberdade de explorar ideias.
Klee era um desenhista nato que realizou experimentos, e consequentemente, que dominou a teoria das cores, sobre o quê ele escreveu extensivamete. Suas obras refleten seu humor seco e, às vezes, a sua prespectiva infantil, seus ânimos, suas crenças pessoais e a sua musicalidade. Tinha um amigo Wassily Kandinsky, que também era um pintor famoso na época.
Casou-se em 1906 com a pianista Lily Stumpf e teve um filho chamado Felix Paul. Viveram em subúrbio de Munique. Quando Lily dava aulas de piano, Klee cuidava da casa desenhando nos horários livres.
Em 1910 teve a primera exibição exclusíva em Berna. Foi neste ano que conheceu Wassily. Nove anos depois, Klee tentou uma vaga de instrutor na academia de arte de Dusseldorf. Infelismente não conseguiu, mas teve um grande sucesso ao segurar um contrato de três anos com o curador Hans Goltz que a galeria deu grande exposição a ele.



senecio 1922


Federpflanze - 1919
Fontes:
O livro : 'Artistas Famosos'
Quem era o amigo (rival) artista de Paul Klee?
a)Pablo Picasso
b)Vicent Van Gogh
c)Wassily Kandinsky

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Expressionismo - Historico




Famosa pintura "O Grito"
O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX.Embora por expressionismo fosse conhecido nomeadamente o movimento artístico desenvolvido na Alemanha em princípios do século XX, muitos historiadores e críticos da arte também empregam este termo mais genericamente para descrever o estilo de grande variedade de artistas ao longo de toda a história. Entendida como deformação da realidade para buscar uma expressão mais emocional e subjetiva da natureza e do ser humano, o expressionismo é ,pois a qualquer época e espaço geográfico. As raízes do expressionismo encontram-se em estilo como o simbolismo e o pós-impressionismo. Os expressionistasrecebem numerosas influências: em 1º lugar a da arte medieval, epecialmente a gótica alemã. De signo religioso e caráter transcedentes, a arte medieval punha ênfase na expressão, não nas formas: as figuras tinham pouca coporeidade, perdendo interesse pela realidade, as proporções, a perspectiva. Por outro lado, acentuava a expressão, sobretudo na olhada: as personagens eram simbolizas mais que representadas. Assim, os expressionistas inspiraram-se nos principais artistas do gótico alemão, desenvolvido através de Matthias Grunewald, pintor tardo-medieval que, embora conhecesse as inovações do Rrenascimento, seguiu numa linha pessoal, caracterizada pela intensidade emocional, uma expressiva distorção formal e um intenso colorido incandescente, como na sua obra mestra, o Ratábulo de Isenheim. Outro dos referentes da arte expressionista foi a arte primitiva, especialmente a da África e Oceania, difundida desde o final do seculo XIX pelos museus etnograficos. As vanguardas artísticas encontraram na arte primitiva uma maior liberdade de expressão, originalidade, novas formas e materiais, uma nova concepção do volume e da cor, bem como uma maior transcedencia do objeto, pois nestas culturas não eram simples obras de arte, mas tinham uma finalidade religiosa, mágica,totêmica, votiva, suntuária, etc.

BIBLIOGRAFIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo






segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Definição Felipe 09


Noite estrelada, de Vincent Van Gogh

O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha. Os alemães estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva, ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista. O expressionismo plasmou-se num grande número de campos: artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc. Mais que um estilo com características próprias comuns foi um movimento heterogêneo, uma atitude e uma forma de entender a arte que aglutinou diversos artistas de tendências variadas e diferente formação e nível intelectual. Surgido como reação ao impressionismo, frente ao naturalismo e o caráter positivista deste movimento. Os expressionistas defendiam uma arte mais pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista a "expressão"– frente à plasmação da realidade - a "impressão"–. O expressionismo acostuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade. O Expressionismo distingue-se do Realismo por não estar interessado na idealização da realidade, mas em sua apreensão pelo sujeito. Depois da Primeira Guerra Mundial o expressionismo passou na Alemanha da pintura ao cinema e ao teatro, que utilizavam o estilo expressionista nos seus decorados, mas de jeito puramente estético, desprovido do seu significado original, da subjetividade e do pungi mento próprios dos pintores expressionistas, que se tornaram paradoxalmente em artistas malditos. Após a Segunda Guerra Mundial o expressionismo desapareceu como estilo, se bem que exercesse uma poderosa influência em muitas correntes artísticas da segunda metade de século.